terça-feira, 9 de novembro de 2010

Toda Mídia entrevista: Júlio Vasconcellos, um dos criadores do Peixe Urbano


O mercado de compras coletivas pela internet virou uma febre no Brasil e cresce a cada dia a passos largos. Segundo dados divulgados pelo Ibope, em agosto 3,6 milhões de pessoas acessaram pelo menos um desses sites que oferecem esse tipo de oferta. O número representa 8,7% do total de internautas brasileiros no mês (41 milhões e 600 mil). Em março eram apenas 123 mil pessoas, ou 0,3% dos internautas, que acessavam esse tipo de site.

Para falar sobre o surgimento do mercado de compras coletivas no Brasil, o Toda Mídia entrevistou o sócio-fundador do Peixe Urbano, Júlio Vasconcellos. O Peixe Urbano é o primeiro site de compra coletiva do país. Lançado em março, o site já ultrapassou um milhão de usuários cadastrados.

 Segundo Júlio Vasconcellos, esse modelo de mercado fez tanto sucesso no país porque o brasileiro é sociável. “O brasileiro, em geral, usa muito a Internet, é bastante social, gosta de sair e não recusa uma boa promoção. Como muitos já têm o costume de usar redes sociais e e-mail para compartilhar novidades com os amigos, apostamos que o modelo daria muito certo no Brasil”, afirmou.

Júlio Vasconcellos é formado em Finanças e Marketing pela Wharton e atualmente é representante do Facebook no Brasil. Aos 22 anos se destacou na consultoria de estratégia Monitor ao se tornar o gerente mais jovem na história da companhia. Especialista em mídias sociais, Julio já ministrou aulas sobre marketing viral e mídias sociais na Stanford. 

Toda Mídia: O peixe urbano é o primeiro site de compras coletivas do Brasil. Como e quando surgiu a ideia?

Júlio Vasconcellos: Sim, o site foi aberto para cadastros em janeiro deste ano, e a primeira oferta foi lançada em março no Rio de Janeiro – foi a primeira oferta de compras coletivas do Brasil.

Morei 10 anos nos Estados Unidos e acompanhei de perto o surgimento deste modelo de negócios e percebi que daria certo no Brasil. Me juntei a dois amigos – Emerson Andrade, que na época trabalhava para a Microsoft, e Alex Tabor, especialista em tecnologia e software.

Foi unindo este modelo “ganha-ganha” (tanto para estabelecimentos locais como para as pessoas que buscam conhecer os melhores serviços e atividades de suas cidades) com as características do consumidor brasileiro que surgiu a ideia do Peixe Urbano.

Percebemos que o brasileiro, em geral, usa muito a Internet, é bastante social, gosta de sair e não recusa uma boa promoção. Como muitos já têm o costume de usar redes sociais e e-mail para compartilhar novidades com os amigos, apostamos que o modelo daria muito certo no Brasil.

TM: Quais são os produtos mais ofertados? E os mais procurados?

JV: Procuramos ter uma boa variedade de ofertas, alternando sempre entre promoções de gastronomia, estética, entretenimento, turismo, cursos e outros serviços e atividades locais. Além de diversificar o tipo de estabelecimento em destaque, também procuramos variar outros fatores como bairro, por exemplo. Vamos acompanhando de perto os resultados de cada oferta, e tentando entender cada vez melhor os tipos de serviços locais que mais fazem sucesso em cada cidade. Com isso podemos trazer as ofertas mais atrativas para os nossos usuários.
  
Em geral, as promoções que fazem mais sucesso são as de gastronomia, depois as de estética, seguidas pelos setores de entretenimento e turismo, mas isso geralmente varia um pouco de acordo com a cidade. O mais importante é que o estabelecimento seja de alta qualidade, independente do setor.

TM: Desde a entrada de vocês no mercado houve um aumento no numero de sites que oferecem serviço semelhante. Como vocês vêem isso?

JV: O Peixe Urbano foi o primeiro site de compras coletivas do Brasil e é o líder do setor. Acreditamos que os ótimos resultados e a boa aceitação por parte dos consumidores e parceiros são fruto do nosso foco em qualidade, transparência e inovação.

Estamos trabalhando para continuar aprimorando a experiência dos nossos parceiros e usuários, trazendo sempre as melhores promoções possíveis além de novidades e melhorias no sistema e em nossa estrutura para continuar sendo o site de compras coletivas preferido dos brasileiros.

Nesse sentido, a concorrência é positiva, pois nos empurra a inovar e a buscar melhorias constantemente. Era algo que já esperávamos, e que inclusive valida o modelo que trouxemos ao Brasil, demonstrando a enorme receptividade dos brasileiros a este conceito de compras coletivas.

TM: O aumento da concorrência fez vocês perderem o numero de acessos?

JV: Não, pelo contrário. O setor inteiro está crescendo muito e ainda tem muito para crescer.

Além disso, com o tempo, acreditamos que os consumidores serão cada vez mais exigentes e buscarão apenas os melhores sites – aqueles que prezam por qualidade, transparência e inovação. Por isso, como pioneiro e líder deste segmento no Brasil, o Peixe Urbano investe muito em recursos humanos e em inovação para que possamos melhorar cada vez mais a experiência dos nossos usuários e parceiros. 

TM: Qual foi o lucro que vocês obtiveram nesses oito meses de existência?

JV: Infelizmente, não divulgamos esse dado. O que posso dizer, é que através de todas as ofertas que o Peixe Urbano já trouxe até hoje, já geramos uma economia de mais de R$70 milhões para os consumidores brasileiros.

TM: Qual produto que vocês não ofereceram ainda e tem vontade de oferecer?

JV: Temos uma equipe de representantes em cada cidade que está sempre a procura de novidades.

TM: Como vocês vêem o mercado de compra coletiva no Brasil?

JV: Acreditamos que este mercado ainda tem muito para crescer. A receptividade do modelo tanto por parte dos consumidores como por parte dos estabelecimentos locais tem sido extraordinária, e acreditamos que este é apenas o começo.

TM: O País é um mercado promissor?

JV: Sem dúvida! Os nossos próprios usuários são os nossos maiores aliados na divulgação das ofertas, e a maior fonte de novos integrantes ao Cardume. Seja através de redes sociais, e-mail ou boca-a-boca, o brasileiro é rápido em compartilhar novidades com os amigos. Este poder de mobilização da Internet e do coletivo é o que viabiliza descontos cada vez maiores e com empresas interessadas em conquistar e fidelizar novos clientes.


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