O fenômeno “Tropa de Elite 2” estreia nesta sexta-feira (08) em 626 salas de cinema de todo o país. O Toda Mídia já assistiu ao filme e conta todos os detalhes.
O segundo filme da série repete a fórmula de sucesso do primeiro: muitas cenas de ação, violência, mortes e tiros, muitos tiros. Para se ter uma ideia, a cena de abertura é um tiroteio e a cena seguinte uma rebelião no presídio de Bangu I.
Dessa vez, o tráfico de drogas nas favelas sai de cena e o filme é focado na ação das milícias nos morros cariocas. O personagem central é o capitão Nascimento, que começa o filme com novo cargo: Tenente-Coronel do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro. Logo em seguida, ainda nas cenas iniciais, ele é promovido a subsecretário de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. É a partir dessa guinada na carreira que começam os dramas e conflitos do personagem.
Dentro do governo, o Coronel Nascimento começa a fazer uma limpeza nas favelas cariocas, tirando os traficantes dali. Entretanto, o fim do tráfico da inicio a uma nova onda de criminalidade nos morros, as milícias. Essa nova modalidade de crime favorece o aumento da corrupção. Políticos usam esse domínio das milícias nas favelas para se elegerem nos lugares dominados por eles.
Tropa de Elite 2 é uma excelente crítica a situação da segurança pública no Rio de Janeiro e a corrupção na política. Com um roteiro bem construído, o filme mostra como os interesses eleitoreiros podem afetar a vida da população mais carente. Tropa de Elite 2 desconstrói a imagem das milícias e mostra que, assim como o tráfico, eles também são um mal para a sociedade. O único problema do filme foi não ter estreado com uma semana de antecedência, pois assim seria possível que políticos corruptos não se reelegessem.
A direção é de José Padilha e no elenco estão Wagner Moura, Maria Ribeiro, André Ramiro e Seu Jorge, Emilio Orciollo Netto, Milhem Cortaz, Irandhir Santos e Dudu Nobre (que não aparece no filme). Vale muito a pena assistir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário